O Paysandu Sport Club foi fundado em 2 de fevereiro de 1914 e é a equipe de futebol com maior sucesso no Norte do Brasil. Mas, uma dúvida paira sob a cabeça dos torcedores mais novos ou até mesmo de outros amantes do futebol que não são bicolores: o que significa Paysandu?
A origem do termo Paysandu
A origem do termo Paysandu tem sobretudo um significado nacionalista: que demonstra o orgulho dos torcedores e fundadores do Papão em serem brasileiros e remetem a uma história além do futebol. Essa inspiração veio de um dos mais importantes episódios da história do Brasil: a Guerra do Paraguai.
O confronto que aconteceu entre 1694 a 1870 teve o Brasil como o grande vencedor. Em 1865, uma batalha marcante ocorreu e foi crucial para a vitória do nosso país: a “Tomada de Paysandu”.
A cidade uruguaia com o nome de Paysandu era vital para as forças paraguaias por ser um ponto de apoio e abastecimento. No entanto, General Mena Barreto e Almirante Tamandaré comandaram os brasileiros, argentinos e uruguaios na invasão e combate que durou cerca de dois meses até expulsar totalmente os paraguaios e tomar o controle.
A ligação entre ambos os fatos é tamanha que aconteceram no mesmo dia: a consagração brasileira também ocorreu em 2 de janeiro, no caso de 1865 e o Paysandu foi fundado na mesma data de 1914.
Mais da história: O dia que a Bombonera foi silenciada pelo Paysandu
Paysandu: O clube do Suiço
Eterno 7×0: A maior goleada da história do Re-PA
O que significa Paysandu?
Em relação à palavra Paysandu que deu nome a cidade uruguaia e em seguida deu nome ao grandioso clube paraense, há duas explicações para o significado do termo. São eles:
- Origem do tupi antigo e significar “padre santo”, em referência a algum padre ou religioso que vivia naquele local.
- Origem do termo “Paso del Sandú”, referenciando a Policarpo Sandú, um padre jesuita missionário que nasceu em Buenos Aires e fundou um reduto jesuíta com doze famílias de indígenas em 1772 sendo um dos mais importantes padres para a instalação do cristianismo na América Latina.