Quem entende minimamente de futebol sabe que o Paysandu Sport Club, é o maior clube do Norte do Brasil e um dos maiores do país. E seu nome carrega uma grande história que vai além das quatro linhas do futebol. A escolha deste nome ocorreu em 1914 em um ato intencional.
De onde veio a inspiração?
A inspiração veio de um importante episódio da história do Brasil: a Guerra do Paraguai. Durante esse conflito que aconteceu entre 1964 a 1870, tropas brasileiras participaram da “Tomada de Paysandu”, uma cidade uruguaia. Essa batalha foi marcante para a vitória brasileira junto das forças aliadas e aconteceu entre o final de dezembro e se encerrou 2 de janeiro de 1865.
A região era estratégica para forças paraguaias, já que era um ponto de apoio e abastecimento. Os brasileiros, argentinos e uruguaios, comandados pelo General Mena Barreto e por Almirante Tamandaré decidiram invadir com um ataque ousado e após cerca de dois meses de combate expulsaram os paraguaios e tomaram o controle.
Mais da história: O dia que a Bombonera foi silenciada pelo Paysandu
Paysandu: O clube do Suiço
Eterno 7×0: A maior goleada da história do Re-PA
Em 1914, também em 2 de janeiro, o Paysandu foi fundado e com isso esse foi o nome escolhido. A ideia era conectar o esporte à cultura local e também declarar o patriotismo de todos os seus fundadores.
110 anos depois
Após isso, o Papão se tornou o maior clube do Norte do país e coleciona grandes momentos históricos. Logo, a escolha por um nome que representa um momento de batalha e de grande nacionalismo é totalmente coerente com todos os valores representados pelo Clube do Suíço e sua vasta história.