Papão x Ituano

John Wesley/Paysandu

No próximo sábado (15), o Papão vai até Itu, no interior de São Paulo, enfrentar o Ituano, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2024. Assim, o Paysandu, para se manter fora da zona de rebaixamento, precisa melhorar seu retrospecto contra o Galo Rubro-Negro.

Pela Série B, Papão em Vantagem

Pelo Campeonato Brasileiro da Série B, Ituano e Paysandu não enfrentam há 18 anos, desde 2006, a primeira edição por pontos corridos da Segunda Divisão. Na ocasião, Papão e Galo duelaram pela primeira vez na história na 11ª rodada da Série B 2006, no Novelli Júnior.

Naquele momento, paraenses e paulistas brigavam, até então, por uma vaga no G4, todavia, a peleja terminou empatada por 1 x 1, e as equipes perderam a chance de se aproximar das primeiras posições do certame.

Ao final daquela rodada, os Bicolores, que estavam na 4ª posição, caíram para o 6º lugar, com 16 pontos e o Galo de Itu ficou em 10º, tendo 15 pontos marcados. O Paysandu ficou a um ponto do 4º colocado, Brasiliense com 17 , e o Ituano a dois pontos.

Já no segundo turno, ambos estavam brigando na parte de baixo da tabela. Pela 30ª rodada, o Papão estava na 13º colocação e o Rubro-Negro de Itu era o 14º, ambos com 37 pontos, três pontos acima do Z4.

O Lobo venceu o duelo no Estádio da Curuzu por 2 x 1 e subiu para o 9º lugar com 40 pontos, deixando os paulistas com 37. Porém, ao final daquele campeonato, o Ituano conseguiu se salvar e o Paysandu acabou caindo para a Série C.

No Geral, o Galo é Quem Manda

Os times voltaram a se encontrar 15 anos depois, pela Série C de 2021, ainda no formato de grupos regionalizados com 10 clubes na primeira fase. Paysandu e Ituano se enfrentaram pelo Grupo C do Quadrangular de Acesso, junto com Botafogo-PB e Criciúma.

O Bicola, apesar de ter terminado na liderança do Grupo A, colecionou más atuações durante a temproada e em algum momento a conta chegaria. Já o Gigante Guerreiro, terminou na vice liderança do Grupo B e era umas das equipes mais consistentes do torneio.

O Bicolor Paraense empatou os dois primeiros jogos sem gols com Criciúma, fora de casa, e Botafogo-PB, na Curuzu. Pela 3ª rodada do Quadrangular, no Novelli Júnior, o time paraense saiu na frente com gol de Marlon cobrando pênalti.

Porém, os paulsitas viraram ainda no primeiro tempo, com Matheus Mancini e Gerson Magrão. Na etapa final, o Papão ainda lamentou um gol mal anulado de Rafael Grampola, por impedimento. João Victor definiu o triunfo por 3 x 1.

Na rodada seguinte, no Estádio da Curuzu, outra vitória do Ituano e por goleada, 4 x 1. Quando o Galo Rubro-Negro anotou 3 x 0 com João Victor, aos 11′, uma parte da torcida organizada Terror Bicolor invadiu o gramado, fazendo mo jogo ser paralisado por alguns minutos. Depois, o Papão até diminuiu com Thiago Santos, mas João Victor novamente encerrou a goleada paulista em Belém.

Foto: Reprodução/John Wesley

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *