Paysandu e Manaus

Jorge Luiz/Paysandu

Na próxima quinta-feira (21), o Paysandu reencontra o Manaus pelas Quartas de Final da Copa Verde 2024. Assim, o confronto entre o Gavião do Norte e o Lobo, tornou-se comum nos últimos seis anos, regionalmente e também em âmbito nacional.

Pelejas de Copa Verde e Série C do Brasileirão

A primeira vez em que Paysandu e Manaus se enfrentaram foi pela Copa Verde 2018, na fase semifinal. Desse modo, o Papão, à época na Série B, venceu os dois jogos por 2 x 1, na Curuzu e na Arena da Amazônia. Posteriormente, em 2020, o Gavião ascendeu à Série C e o Bicola caiu para terceira divisão do Brasil.

O reencontro aconteceu pela 4ª rodada da primeira fase da Série C de 2020. Os amaozonenses venceram pela primeira vez, Rennan e Paulinho Simonato anotaram para o Manaus e Diego Matos para o Paysandu. No returno do certame, em Belém, no Mangueirão, sufoco para o time Bicolor.

O Esmeraldino vencia por 1 x 0, gol de Luís Fernando. Todavia, Ulliam Barros de pênalti, aos 43′ do segundo tempo, deixou tudo igual. Por conseguinte, pela Copa Verde de 2020, as equipes empataram por 1 x 1, em Brasília, no primeiro jogo pelas Quartas de Final.

Nesta peleja, o gol da equipe amazonense foi muito questonável, pois o atacante Jackie Chan chutou de longe, a bola bateu no travessão e fora da baliza. A arbitragem assinalou o gol. Na volta, triunfo do Gavião por 2 x 1, no Mangueirão.

Pela Série C de 2021, na Arena da Amazônia, o Lobo perdia por 1 x 0 até os acréscimos, quando Rildo conseguiu a igualar o marcardor, em partida válida pela 9ª rodada. O segundo duelo na primeira fase, na 18ª rodada, o Papão venceu por 2 x 0 e garantiu a liderança do Grupo A.

Os últimos confrontos foram pela Série C, em 2022 e 2023, já com a mudança de regulamento da competição, com fase de classifcação em turno único. No ano de 2022, o Bicolor Paraense venceu por 2 x 0 no Vovô da Cidade, sem dificuldades, com gols de Danrlei e José Aldo.

Em 23, novamente no Estádio da Curuzu, o Papão ganhou pela vantagem miníma, gol de Mário Sérgio. Ainda assim, os paraenses passaram por sufoco para segurar a vitória.

Retrospecto Geral – Paysandu x Manaus

Em números gerais, Paysandu e Manaus se encontraram em 10 oportunidades, com cinco vitórias do Papão, três empates e dois triunfos manauaras. O Lobo colocou 14 bolas rede, enquanto o Gavião foi para o barbante nove vezes. Agora, paraenses e amazonenses voltam a se enfrentar, nesta quinta-feira (21), às 21h (horário de Brasília), 20h (horário de Manaus), na Arena da Amazônia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *