O dia 27 de abril de 2003 ficou marcado para sempre na memória do torcedor do Paysandu. O time que havia sido vencedor da tríplice-coroa do ano anterior com Copa Norte, Copa dos Campeões e Parazão, simplesmente humilhou o São Paulo de Rogério Ceni e companhia no Mangueirão.
Mais de 30 mil torcedores viram Róbgol ter uma noite espetacular e marcar três gols ainda no primeiro tempo em um intervalo de menos de dez minutos. Aos 26, de cabeça, aos 28, novamente de cabeça e aos 33, recebendo em profundidade e tocando na saída de Rogério Ceni.
Na segunda etapa, Reinaldo iniciou uma reação para o São Paulo, porém, os tricolores não contavam com Lecheva e Iarley que transformaram a situação em uma goleada impressionante.
Nos minutos finais, Luís Fabiano diminuiu o placar, mas pouco tempo restava e com isso o placar foi sacramentado, se tornando uma vitória histórica do Papão contra um dos maiores clubes do país.
Essa foi uma das vitórias mais importantes daquela temporada que ajudaram o Paysandu a se manter na primeira divisão em 2004. O Papão quase foi rebaixado, já que terminou na frente do Fortaleza, primeiro da zona de rebaixamento, pelo número de vitórias e empatado em pontos.
Ficha técnica Paysandu 5 x 2 São Paulo
Data: 27/04/2003
Estádio: Mangueirão, Belém-PA
Público: 30.101 pagantes
Paysandu: Ronaldo; Wel-lington, Gino, Tinho e Luiz Fernando; Bruno, Sandro, Lecheva (Rogerinho) e Wélber (Jóbson); Róbson (Zé Augusto) e Iarley. Técnico: Dario Pereira
São Paulo: Rogério Ceni; Gabriel (Kléber), Jean, Gustavo Nery e Jorginho Paulista (Régis); Adriano, Carlos Alberto, Júlio Baptista e Ricardinho; Luís Fabiano e Reinaldo (Rico). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Confira os gols