No próximo sábado (20), o Papão retorna à Série B do Campeonato Brasileiro, depois de seis anos. Desse modo, o retorno será contra o Santos, na Vila Belmiro, às 16h30. Assim, o Paysandu já disputou a competição no formato de pontos corridos por seis oportunidades. Hoje, vamos relembrar as estreias do Bicolor na Segundona com o formato atual.
Números Gerais
O Paysandu participou das edições de 2006 (a primeira em pontos corridos), 2013, 2015, 2016, 2017 e 2018. Desse modo, em estreias na Série B, foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Além disso, o Papão estreou três vezes em Belém e outras três longe do seu berço.
Ceará 2 x 1 Paysandu – 2006
Após quatro anos na Série A, o Bicolor Paraense retornou à Segundona em 2006, depois do rebaixamento de 2005. Na ocasião, o Lobo ficou na 21ª e penúltima posição, com 41 pontos. Mesmo assim, ainda teve Robgol sendo vice-artilheiro, com 21 gols.
A primeira partida no Brasileiro não teve o melhor resultado. Enfrentando o Ceará no Castelão, o Papão foi derrotado por 2 x 1, Reinaldo Aleluia e Helinho marcaram para o Vozão e Têti anotou para os paraenses.
Paysandu 1 x 1 ASA – 2013
Em 2012, após sucessivos insucessos na Série C, com pífias campanhas e acessos batendo na trave, o Bicola retornou para a Segunda Divisão Nacional. Tendo um time mesclado, com a juventude do lateral Yago Pikachu e a experiência do capitão do Vanderson. No mata-mata do acesso, despachou o Macaé, vencendo por 2 x 0 em Paragominas, na Arena Verde. Na volta, perdeu por 3 x 2, mas assegurou a promoção.
A esteia na Série B foi na Arena Verde, em Paragominas, interior do Pará. O Paysandu estava cumprindo punição de quatro partidas longe de Belém, imposta pelo STJD. Em campo, Rafael Oliveira abriu o placar para o Papão e Wanderson deixou tudo igual para o Fantasma, fechando em 1 x 1.
Paysandu 0 x 1 Botafogo – 2015
No ano de 2013, o Alviceleste não resistiu e voltou para Série C. Todavia, em 2014, no ano de seu centenário, conseguiu, fez o bate-volta, ascendendo para a Série B, depois de vencer o Tupi de Juiz de Fora, por 2 x 1 e 1 x 0.
O adversário na rodada inicial foi o Botafogo, que amargava sua segunda vez na Segundona, ao cair em 2014. A peleja foi no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão. Os cariocas venceram por 1 x 0, mas o Papão reclamou muito da arbitragem. Leandro Cearense anotou para o Bicola, mas teve o gol, que seria o primeiro do jogo, anulado por impedimento. Rodrigo Pimpão marcou o da vitória Alvinegra.
Ceará 2 x 2 Paysandu – 2016
Uma década depois, o Paysandu voltou a encontrar o Ceará na primeira rodada da Série B. Após fazer uma grande campanha em 2015, ficando a cinco pontos de subir para a Série A, o Papão teve dificuldades no Castelão.
O Vozão abriu 2 x 0, com gols de Serginho e Rafael Costa. Porém, Lucas Siqueira marcou duas vezes e evitou a derrota fora de casa.
Paysandu 2 x 0 Oeste – 2017
Chegamos em 2017, o Lobo vinha de um Brasileirão ruim na temporada anterior, brigando na parte de baixo da tabela e terminou em 14º lugar. O início dos trabalhos foi no Estádio da Curuzu, contra o Oeste, que havia acabado de se mudar para Barueri, em São Paulo.
O primeiro triunfo em estreias veio, por 2 x 0. Fernando Gabriel e Bérgson, que terminaria como um dos artilheiros com 16 gols, fizeram os gols.
Ponte Preta 0 x 1 Paysandu – 2018
Em sua última estreia na Série B, o Bicolor Paraense mais uma vez chegava de uma briga contra a Série C em 2017. O desafio inicial no certame era a Ponte Preta, em Campinas, que tinha sido rebaixada da Série A.
Cassiano foi o autor do gol da vitória Alvicelste por 1 x 0. Entretanto, apesar da boa estreia, o Papão acabaria rebaixado em 17º lugar, com 43 pontos somados ao final da competição.