Neste domingo (30), o Paysandu volta a enfrentar o Operário Ferroviário, em partida válida pela 13ª roddada do Campeonato Brasileiro da Série B 2024. Desse modo, Papão e Fantasma tem poucos confrontos na história e o retrospecto geral é marcado por equilíbrio entre as equipes.
Copa do Brasil 2016 – Fantasma vence no Paraná e Papão reverte em Casa
O primeiro confronto entre paraenses e paranaenses aconteceu pela Copa do Brasil de 2016. Na primeira fase, o Paysandu venceu por duas vezes o Independente de Tucurí, por 2 x 1 no Navegantão, gols de Gilvan e Bruno Smith. E 2 x 0 na Curuzu, Celsinho e Raphael Luz.
Já o Operário Ferroviário despachou o Criciúma, derrotou o Tigre, em Ponta Grossa, no Estádio Germano Krüger, por 2 x 1. Na volta, a igualdade por 1 x 1 foi o que bastou para o Fantasma. Na fase seguinte, o Bicolor Paraense e o Alvinegro de Vila Oficinas se encontraram.
A peleja de ida aconteceu no Estádio Germano Krüger, no dia 17 de maio de 2016. Os paranaenses saíram em vantagem, venceram o Papão da Curuzu por 1 x 0, gol marcado por Washington, ainda no primeiro tempo.
O jogo de volta foi realizado quase dois meses depois, em 6 de julho. Com a Curuzu lotada, o Lobo reverteu a desvantagem e triunfou por 2 x 0, com dois gols do zagueiro Gilvan, definindo a classficação Alvicleste.
Série C 2023 – Paysandu Segurou Empate Fora de Casa
Os times voltaram a se enfrentar sete anos depois, desta vez pela 7ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro de 2023. O Papão estava em crise, tinha sido goelado pelo Volta Redonda por 3 x 0 fora de casa e antes enfrentar o Fantasma, empatou em casa por 1 x 1, com o São José, além de estar perto da zona de rebaixamento.
O Operário-PR queria ser regular na competição, na rodada anterior, os paranaenses foram derrotados pelo América-RN, um dos últimos colocados do certame, e não conseguia se aproximar do G8. No duelo em Ponta Grossa, o Bicola escapou de ser goleado pelo Trem Fantasma, que ainda teve um gol anulado. O goleiro do Lobo, Gabriel Bernard, fez grandes defesas.
No fim, o empate sem gols saiu no lucro para o time paraense.
Jorge Luís Totti/Paysandu