Todos os entusiastas do futebol brasileiro sabem: o Paysandu fez história e simplesmente calou a Bombonera. O que muitos não sabem e se perguntam é: Como o Paysandu chegou na Libertadores?
A histórica vitória do Papão sobre o Boca Juniors só aconteceu pelo fato do time paraense ter conquistado a vaga na Libertadores. Esse acesso foi proporcionado por conta do título nacional da Copa dos Campeões do ano anterior, em 2002.
A Copa dos Campeões era uma competição que reunia os principais times nacionais que se classificavam por meio dos torneios regionais. O vencedor conquistava vaga na Libertadores e esse foi o caso do Paysandu.
A edição de 2002, que foi vencida pelo Paysandu também foi disputada pelos seguintes clubes: Torneio Rio-São Paulo: Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, São Caetano, Fluminense e Vasco da Gama. Copa Sul-Minas: Cruzeiro, Athletico, Atlético-MG e Grêmio. Copa do Nordeste: Bahia, Vitória e Naútico. Copa Centro-Oeste: Goiás. Copa Norte: Paysandu.
Campanha do Paysandu na Copa dos Campeões 2002
Na primeira fase da competição o Paysandu foi o grande vencedor de um grupo que havia grandes campeões nacionais, sendo eles: Fluminense, Náutico e Corinthians. Esse resultado fez com que o clube paraense se classificasse para a fase final.
No mata-mata, em jogos únicos, exceto a final, o caminho também foi complicado, mas não amedrontou o Clube do Suíço. Nas quartas de final, vitória por 2 a 1 contra o Bahia. Na semifinal, o Palmeiras foi derrotado por 3 a 1.
Na grande final, duas partidas contra o Cruzeiro. No jogo de ida o Paysandu foi derrotado por 2 a 1 em pleno Mangueirão. Todavia, o espírito da equipe manteve o clube vivo na decisão e no jogo de volta, no Castelão, em Fortaleza, venceram o Cruzeiro por 4 a 3 em partida apoteótica e ganharam nos pênaltis.
A Copa dos Campeões de 2002 é um marco na história do Paysandu Sport Club. A conquista desse título representou um momento de grande alegria e celebração para todos os torcedores bicolores. A memória daquela campanha inesquecível permanece viva no coração dos apaixonados pelo Papão.