O Paysandu volta a enfrentar o Santos em Belém, nesta sexta-feira (9), após 7 anos. No retrospecto geral, o Bicola leva desvantagem contra o Alvinegro Praiano. Em 19 confrontos, foram 15 vitórias paulistas, dois empates e dois triunfos do Lobo. Hoje, vamos relembrar as duas vitórias do Papão, ambas na Capital Paraense e Estádio Olímpico do Pará.
Paysandu 2 x 1 Santos – Campeonato Brasileiro de 2002 – Confusão com a PM
2002 foi o ano da Tríplice Coroa do Papão, Campeão Paraense, Campeão da Copa Norte e Campeão da Copa dos Campeões, que rendeu vaga para Libertadores. Para o Brasileiro da Série A, o Bicolor Paraense manteve a base dos títulos conquistados, com jogaodres como Vandick, Lecheva, Jóbson, Vélber, Sandro Goiano entre outros. O técnico era Givanildo Oliveira.
Porém, logo nas primeiras rodada do certame nacional, o Lobo não manteve o desempenho das Copas, o que deixou os paraenses brigando contra a queda. Assim, Rei do Acesso acabou demetido com o começo ruim de campeonato. O substituto foi o atual técnico Alviceleste, Hélio dos Anjos, que vinha para sua primeira passagem na Curuzu.
Ary Souza/Jornal O Liberal
Nesse sentido, o Peixe também não fazia um dos melhores Brasileirões, tanto que avançou para os mata-mata apenas na última rodada, na 8ª colcocação, graças a vitória do Gama por 4×0 sobre o Coritiba por 4×0. Emerson Leão era comandante santista e já contava com a dupla Diego e Robinho, hérios do título brasileiro do Santos daquele ano.
Assim, o confronto aconteceu pela 22ª rodada, o Papão brigava contra a queda para Série B e o Peixão tentava a classficação para o mata-mata. No jogo, Zé Augusto deixou o Paysandu na frente, mas Elano empatou. Diego foi expulso por dar um chute em Sandro Goiano, após recber falta do volante Bicolor.
No segundo tempo, Vandick recebeu na grande área e fez 2 x 1. Depois do gol, os jogadores santistas foram para cima do bandeirinha pedindo impedimento. A Polícia Militar entrou em campo e acabou entrando em confronto com time da Vila.
No meio da confusão, o zagueiro Preto acabou atingido por um policial e precisou de atendimento médico. Também sobrou para o técnico Emerson Leão, que levou gás de pimenta no rosto. No fim, vitória do Paysandu.
Paysandu 2 x 1 Santos – Campeonato Brasileiro de 2003 – Robgol e Cia
Em 2003, o Bicola dividia suas atenções entra a Série A do Brasileiro e a Copa Libertadores da América. A partida contra o Peixã, váldia pela 4ª rodada, foi adiantada por conta dos jogos na competição continental.
Robgol era um dos astros do Papão naquele ano. Robinho inaugurou o marcador no Edgar Proença, todavia, Vélber anotou por duas vezes na segunda etapa e garantiu mais um triunfo dos paraenses contra o Santos.
Paysandu 2×1 Santos – Brasileiro 2003